top of page
  • Foto do escritorCaroline Santana

Casamento no Forte de Jurerê Internacional

Sim, você pode fazer seu casamento no Forte de Jurerê Internacional. Localizada entre as outras construções do Forte, a Capela é a única construção do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina que manteve a sua função original até os dias atuais.


As cerimônias de casamento são feitas nela, mas são poucos os casais que têm a oportunidade de se casarem na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Como o local é histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e extremamente cuidado são poucos e muito restritos os eventos que acontecem no Forte de Jurerê Internacional.


Essa é a única fortaleza em que a Capela permanece entre os demais prédios. Já que ela continua sendo usada pela comunidade local e visitantes, foi a primeira estrutura restaurada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Fortaleza de São José fica na Praia do Forte, no Distrito de Canasvieiras ao norte da Ilha de Santa Catarina e a uma distância de 25 km do Centro da Cidade de Florianópolis.



O casamento no Forte


Esse foi o lugar escolhido para o casamento do casal Juliana e Diego. Não é muito difícil saber o motivo pela escolha da cerimônia acontecer na Capela do Forte de Jurerê. Toda a estrutura da Fortaleza, incluindo a Capela, está estrategicamente situada no alto do morro da Ponta Grossa, emoldurada pela beleza dos costões e a areia da Praia do Forte.


O motivo da escolha pelo local foi por conta do quão especial o Forte era para o casal. Mas essa não era a primeira opção de Juliana e Diego. A ideia era realizar o casamento em um local religioso e católico, mas os dois não sabiam que era possível casar no Forte. Uma recomendação e o lugar perfeito surgiu nos sonhos dos dois. “Não consigo me imaginar casando em um outro lugar. Foi muito mágico. aquele céu azul, aquele mar azul e aquele ambiente com memórias tão boas que eu tinha”, palavras da noiva Juliana.


Mas até chegar ao momento do sim na capela do Forte de Jurerê Internacional, o casal teve que participar de um processo seletivo, pagar uma taxa e cumprir alguns requisitos. “Tem que dizer o número de pessoas que vai comparecer, qual o horário que você quer e a estrutura que você vai levar”. Isso porque há restrições na decoração. Mas como Juliana e Diego queriam aproveitar a beleza natural do Forte, isso não foi um empecilho.



O dia bonito de sol também ajudou, deixando o momento e as fotos muito mais perfeitos. “O mais legal era olhar para todos os lados e ver beleza, beleza natural”. O casal planejou o casamento pensando nesses dois fatores: beleza e natureza. O que acabou também refletindo nos custos mais baixos com a decoração. “Casar em outro lugar não seria tão mágico do que estar em um cenário natural e histórico assim. Foi uma experiência incrível!”, completa Juliana.


Outra pessoa que ficou muito feliz com esse casamento foi o fotógrafo Dalmo Ouriques. Ele foi surpreendido quando o casal o procurou para fotografar o casamento no Forte de Jurerê Internacional. Nada adianta casar em um lugar magnífico e não ter um bom profissional para eternizar esse momento, não é mesmo? Por isso, é muito importante contratar um fotógrafo para o casamento.


Segundo Dalmo, desde que ele começou a fotografar casamentos, ele sempre sonhou em fotografar na Fortaleza. Após 14 anos de carreira, ele fotografou pela primeira vez um casamento no Forte de Jurerê Internacional. As fotos do casamento ficaram maravilhosas. Além de todo o amor do casal, o romantismo da ocasião e a beleza natural do local, o dia estava lindo, com sol e um céu azul fantástico. Confira algumas fotos abaixo:



A História do Forte de Jurerê Internacional


A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, conhecida como o Forte de Jurerê Internacional, foi construída em 1740, com a função de defender a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina, juntamente com a Fortaleza de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antonio. As três Fortalezas controlavam as embarcações que chegavam ao litoral catarinense, que ficava no meio do caminho entre o porto do Rio de Janeiro (Vice-reino) e a Colônia do Santíssimo Sacramento no rio da Prata.


Com uma localização privilegiada, o Forte tem uma excelente visão da Baía Norte, estando numa ponta entre as praias de Jurerê e do Pontal. No século XVIII, possuía três baterias de canhões armadas com 31 peças de artilharia. Era composta também pelo Quartel da tropa, Casa do Comandante, Paiol de Pólvora, Capela de São José, a Fonte de Água e a Bateria de São Caetano – construída em 1765, a 200 metros  leste da Fortaleza, para aumentar a segurança. A arquitetura das construções é rica em elementos construtivos, distribuídos em três terrapleno escalonados.



Depois de ter sido abandonada no final do século XIX, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi finalmente tombada pelo IPHAN em 1938. Somente em 1976, as ruínas começaram a ser limpas da vegetação e algumas estruturas, como as muralhas, a Casa do Comandante e a Capela, precisaram ser consolidadas antes dos trabalhos de restauração.


Desde 1992, a UFSC é responsável pela restauração, conservação e administração do conjunto arquitetônico colonial. Eles também são responsáveis pelas visitas feitas no Forte. As visitações acontecem todos os dias das 9h às 12h e das 13h às 19h na alta temporada e 9h às 12h e das 13h às 17h na baixa. Para ingresso na Fortaleza é cobrada uma taxa de visitação de R$8,00, utilizada na manutenção dos monumentos e na estrutura de apoio ao visitante. Para mais informações acesse o site.


Como vimos durante todo o post, o Forte está disponível ao público para realizar eventos de curta duração, como casamentos e ensaios fotográficos. Para usar os espaços da Fortaleza, é preciso ler o edital e fazer a solicitação com antecedência mínima de 30 dias antes da data do evento.


Você também casou no Forte de Jurerê Internacional? Conta como foi para a gente!


Até o próximo destino! :*

Carolina

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VAI SE CASAR?
CONHEÇA OS NOSSOS
DESTINOS DE CASAMENTO
Post_sem_Título.jpg
lua-de-mel-sul-brasil-7115e2649698367490
SITE, POST INSTAGRAM E FACEBOOK.jpg
Wedding Brasil
2130933-1565374105726-a578d635134db.jpg
Fotografos brasileiros na Italia.jpg
bottom of page