• Carolina Santana

5 melhores destinos religiosos do Brasil

As pessoas viajam por diversos motivos. Tem gente que viaja para acompanhar circuitos esportivos, como espectador ou participante. Tem gente que viaja para comer iguarias, ir à um concerto, ou conhecer museus. Tem gente que viaja para ficar em contato com a natureza. Tem pessoas que viajam para meditar. E tem aquelas que viajam para ficar mais perto da sua religião. Ainda mais no Brasil, país reconhecido pela sua vocação religiosa, festas, romarias e peregrinações.

O turismo religioso é mais procurado por famílias e pessoas da terceira idade e, no Brasil, ele vem crescendo cada vez mais. Segundo dados do Ministério do Turismo, por ano, uma média de 17,7 milhões de viajantes motivados pela fé visitam as 96 atrações religiosas distribuídas em 344 municípios brasileiros.


Continue lendo e conheça 5 melhores destinos religiosos do Brasil:


Aparecida do Norte - SP

Foto: Rogério P. D. Luz


Um dos destinos religiosos mais visitados é Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, que recebe cerca de 10 milhões de peregrinos por ano. Considerado a capital da fé, o local é lotado, sobretudo nas datas mais importantes do calendário cristão, especialmente no Dia da Nossa Senhora Aparecida (12/10), padroeira do Brasil.


É lá que fica a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o terceiro maior templo católico do mundo. Ela foi inaugurada em 1955 e solenemente sagrada no dia 4 de julho de 1980, pelo Papa João Paulo II. A Basílica foi construída em formato de uma cruz grega. Sua torre tem 100 metros de altura e pode abrigar cerca de 75 mil fiéis.

Belém - PA

Foto: Círio de Nazaré


É em Belém, capital do Pará, que acontece a famosa Festa do Círio de Nazaré. Realizada a mais de dois séculos, a festa acontece sempre no segundo domingo do mês de outubro, e marca o aparecimento da imagem de Nossa Senhora de Nazaré próxima ao rio Igarapé, sendo uma das maiores manifestações religiosas do mundo e a maior festa religiosa do Brasil.


A história conta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi avistada próxima ao rio Igarapé por Plácido José de Souza, caboclo que morava na região e que decidiu levar a imagem da Santa para o barraco onde morava. No dia seguinte, a imagem havia sumido. Para surpresa de Plácido a imagem estava novamente entre as pedras. O episódio se repetiu por várias vezes, até que os devotos concluíram que os milagres significavam que Nossa Senhora queria ficar às margens do rio.


Em 1941, aconteceu a inauguração da Basílica de Nazaré próxima ao rio Igarapé. São 62 metros de comprimento e 20 de altura. Já a festa acontece desde 1793. O Círio é uma sequência de rituais que começa com uma procissão noturna. Mas são 15 dias de atividades religiosas, que vão desde missas, novenas e romarias, até um arraial, com barracas, feiras, parque de diversões e fogos de artifício. O ponto alto da festa é o almoço do Círio, com comidas típicas, como pato no tucupi, maniçoba, tacacá e casquinha de caranguejo.

Foto: Círio de Nazaré


Juazeiro do Norte - CE



Juazeiro do Norte, no Ceará, é a terra do Padre Cícero Romão Batista, conhecido como o maior benfeitor da cidade. Em homenagem ao Padre, uma estátua sua de 27 metros de altura foi erguida no alto da Serra do Catolé. Por isso, Juazeiro se tornou o segundo maior polo de turismo religioso do Brasil e recebe mais de 2,5 milhões de fiéis por ano, em especial no feriado de finados.


A festa em homenagem ao Padre acontece em julho. Milhões de fiéis saem às ruas para agradecer pelos pedidos atendidos ou pedir por bênçãos. Ao chegar até a estátua, os devotos dão três voltas em torno de sua bengala para representar a gratidão por ter chegado até ali.


O monumento é a terceira maior estátua em concreto do mundo, ficando atrás somente da Estátua da Liberdade, em Nova York, e do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.


Nova Trento - SC


Foto: Portal de Turismo de Nova Trento


A cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, é o segundo destino de turismo religioso que mais recebe fiéis no Brasil. Este é o único município do Brasil a ter dois santuários reconhecidos pela Igreja, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e o Santuário de Madre Paulina. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o local recebe cerca de 840 mil turistas por ano.


O turismo religioso em Nova Trento explodiu em 1991 após a beatificação da Madre Paulina, e, em 2002, após a sua canonização pelo Papa João Paulo II, tornando-a a primeira Santa do Brasil. O Santuário de Madre Paulina tem sete mil metros quadrados de área coberta e abriga até três mil pessoas.


Foi em Nova Trento que a Madre Paulina iniciou o seu trabalho assistencial, dedicando-se aos enfermos e às crianças, vindo a fundar a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. No local onde está também o Santuário da Santa, existe uma réplica do casebre onde ela cuidou de uma mulher com câncer, e há o museu onde a freira morou a partir de 1895. O museu conta com documentos e objetos pessoais, como a cama onde ela faleceu.

Foto: Portal de Turismo de Nova Trento


Jerusalém - PB


Foto: Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


É na cidade de Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, que acontece a Paixão de Cristo mais popular do Brasil. O espetáculo acontece no Maior Teatro ao Ar Livre do Mundo, sempre durante a Semana Santa, e já conta com mais de quatro décadas.


A cidade-teatro se chama Nova Jerusalém e o cenário é composto de uma muralha de pedras e 70 torres. A réplica de Jerusalém faz os cerca de 500 atores e figurantes se deslocarem pelo Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos e o Cenáculo onde Jesus ceou com os apóstolos antes de ser entregue para as autoridades judaicas.

São duas horas de espetáculo, que já foi assistido por 2,5 milhões de pessoas. O público médio é de oito mil pessoas por dia, mas o recorde foi de 72 mil, no aniversário de 40 anos de espetáculo.

Foto: Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


Você já visitou algum desses lugares? Como foi? Conta para a gente. Você pode aparecer no Diário de Bordo.


Até o próximo destino! :*

Carolina Santana

12 visualizações
VAI SE CASAR?
CONHEÇA OS NOSSOS
DESTINOS DE CASAMENTO

© 2019 Destino de Casamento.