• Caroline Santana

Presente Consciente: faça uma boa ação!

Já imaginou curtir uma “festona” de casamento e ainda ajudar uma causa nobre? Essa é a ideia do site Presente Consciente.


Foto: Presente Consciente


Uma empresa carioca que está inventando um modelo de captação de doações para instituições sociais baseado na realização de festas. A proposta é uma nova forma de presentear, estimulando o consumo consciente, a ação social, a sustentabilidade, o presentear com mais significado e a redução das coisas acumuladas.

E não é só casamento, aniversário, chá de bebê, chá de casa nova e todas as outras datas comemorativas do calendário, como dia das mães, dos namorados e das crianças. Qualquer evento é uma oportunidade de fazer o bem, já que dar e receber presentes faz parte do nosso acordo social. Nesse caso, o presente funciona por meio de um vale-doação, chamado de FeliciCard, com valor a partir de R$30,00.


A ideia de criar o Presente Consciente veio da Ana Clara Schulman e da Tamara Rothstein. Em 2013, a Tamara trabalhava com captação de recursos em uma instituição beneficente, e a Ana Clara estava concluindo uma pós-graduação em gestão ambiental e sustentabilidade com foco no consumo consciente. A Tamara teve a ideia de pedir doações de uma forma diferente, no caso, no lugar de presentes. “Presente todo mundo dá, então propusemos apenas uma troca: em vez de um bem material, uma doação”, explica Ana Clara.


Foto: Presente Consciente (Da esquerda para a direita: Tamara Rothstein e Ana Clara Schulman)

Juntas, elas participaram da Maratona de Negócios Sociais do Sebrae no final de 2013. “Fomos premiadas e saímos de lá motivadas a transformar a ideia em negócio”, conta Ana Clara. Em maio de 2014, o site Presente Consciente estava pronto e o primeiro FeliciCard era vendido como um presente de Dia das Mães.

O site oferece duas formas de usabilidade: Festa e Avulso. Você pode comprar um FeliciCard como presente para alguém, personalizar o cartão e enviar para a pessoa especial. O presenteado recebe o vale por e-mail, acessa o site do Presente Consciente, digita a senha enviada por email e escolhe até duas instituições que irão receber a doação. O prazo para usar o presente é de 30 dias. Após esse período, o valor é destinado a uma das instituições parceiras de forma aleatória.


Vídeo: Presente Consciente


Ou você pode montar a sua Festa Consciente no próprio site. Nesta opção, é o realizador da festa que escolhe até duas instituições parceiras e pede aos convidados que comprem os presentes por meio do site. Há duas formas de presente: 100%, onde todo o dinheiro vai para as instituições, ou o 50/50, onde metade fica com o realizador da festa e metade é doação. Independente do modelo, todos são um convite para a participação e envolvimento nas causas sociais, sejam elas quais forem. Em quase cinco anos de operação, já foram vendidos 7 mil FeliciCards para festas ou dias especiais e 1.632 festas foram cadastradas no site.


Vídeo: Presente Consciente


Atualmente, são 34 instituições parceiras. Elas são de diversos segmentos e de pequeno, médio ou grande porte. O leque de opções é para conseguir atender aos mais variados perfis de doadores. Entre as beneficiadas estão entidades de apoio à criança, animais, luta contra a fome, proteção à natureza e várias outras. “Funcionamos exatamente como um canal de captação para essas instituições, só que mais prático e mais divertido, já que tem a ver com festa, comemoração, presente”, explica Ana Clara.

A recepção do público é cada vez maior. Segundo Ana Clara, o número de pessoas cadastrando suas festas de aniversário, bodas e casamentos no site e pedindo aos convidados “FeliciCards” de presente tem aumentado. Os feedbacks também são super positivos tanto dos anfitriões quanto dos compradores. “Eles dizem ter adorado a ideia e se sentido muito bem presenteando dessa forma ao invés de ganhar ou dar mais uma roupa, livro ou cacareco, que talvez o presenteado nem curtisse ou precisasse”.


Foto: Presente Consciente


Uma coisa é certa: o Presente Consciente é uma ótima oportunidade de envolver cada vez mais gente em uma ação social. E todo mundo sai feliz: quem dá, quem ganha e todas as pessoas que os dois ajudaram. “A sensação de estar transformando esse ato em algo útil dá um baita bem estar. Por tudo isso, o FeliciCard é um presente recheado de emoção e afeto”, conclui Ana Clara.

Vai fazer uma festa? Acesse agora o site e convide seus amigos para fazerem o bem!

Até o próximo destino! :* Carolina

20 visualizações
VAI SE CASAR?
CONHEÇA OS NOSSOS
DESTINOS DE CASAMENTO

© 2019 Destino de Casamento.