top of page
  • Foto do escritorCaroline Santana

Ensaio sensual: Porque fazer?

Você já deve ter se deparado com fotos de ensaios sensuais no Instagram. Os chamados boudoir vem ganhando cada vez mais popularidade e carregam na sua essência uma mensagem muito importante: cada pessoa tem a sua beleza própria.



Antes de qualquer coisa, você precisa entender que ensaio sensual não significa fotos nuas. Tudo depende da personalidade de quem será fotografado. Mas a ideia principal do ensaio está na valorização da sensualidade da mulher. Na maioria das vezes, as poses sugerem o erotismo e não a nudez.

A palavra Boudoir vem do francês e remete ao “quarto de banho” dos anos 1920. Esse era o lugar onde as mulheres da aristocracia se arrumavam, e, por isso grande parte dos ensaios sensuais acontecem em casa, na cama, banheira e outros cenários do cotidiano pessoal da fotografada.


Porque fazer um ensaio sensual?

Os motivos para não fazer um ensaio sensual a gente já sabe. Mas depois que você souber os pontos positivos de fazer as fotos , esquecerá de todos os contras. Vergonha, timidez, insegurança, muito gorda, muito magra, medo… Muitas mulheres se sentem menos bonitas ou atraentes por vários motivos. Esse é um sentimento que não pode ser alimentado, pelo contrário, é essencial resgatar o amor próprio, a aceitação do corpo e da beleza de forma geral.

Apostar em um ensaio sensual é uma ótima estratégia para melhorar a autoestima. Já durante a sessão, a mulher já se sente mais especial e valorizada. Depois com as fotos em mãos, o sentimento é de ser a mulher-maravilha. Isso é muito bom para desmistificar padrões de beleza pré-estabelecidos. Especialmente em tempos de exposição extrema nas redes sociais.


Há anos, temos como referência para a “mulher perfeita” são aquelas que aparecem em capas de revistas. Está enraizado em nossa cabeça que a mulher, para ser bonita, deve estar “em forma”, com a pele, as unhas e os cabelos impecáveis. O ensaio sensual é uma maneira de você descobrir a sua beleza e entender que ela não precisa seguir os padrões impostos pela sociedade.

O mais legal é que qualquer mulher pode fazer um ensaio sensual. Seja alta, baixa, gorda, magra, nova, velha, tímida, extrovertida, com o “corpo legal” ou não. O que importa é você querer se sentir bem.

Tudo isso interfere na sensualidade das mulheres. Muitas não têm noção da sua sensualidade. As fotos mostram a verdadeira sensualidade que a fazem perceber que o conceito vai muito além de um “corpo escultural”. Na verdade, ele está ligado com a autoestima da pessoa. No final, fazer um ensaio boudoir é investir em você!

Com quem fotografar um ensaio sensual?


Raphael Salazar é fotógrafo de ensaios sensuais em Volta Redonda/RJ e já fotografava retratos feminino antes. Entrou nesse mercado ao identificar uma lacuna que havia de profissionais da fotografia que não se dedicavam a entender a fundo os motivos que levavam uma modelo a posar seminua ou até nua. ”Aos poucos fui entendendo o motivo e moldando meus ensaios para essa parcela que estava carente de profissionais que as entendiam”, completa.



Para Raphael, a questão sempre será a autoestima. São mulheres que, independente de idade, biotipo ou qualquer outro fator externo, buscam se acharem lindas novamente. “Elas acabam optando pelo ensaio fotográfico, seja sensual ou casual, para auxiliar nessa recuperação”. A maioria das modelos que Raphael fotografa opta por casas e apartamentos tradicionais, mas algumas querem lugares diferentes, como cachoeiras, praias e áreas mais naturais.

No geral, o mercado da fotografia sensual está em ascensão e não deve parar tão cedo. Isso porque, cada vez mais, estamos falando sobre a autoaceitação, sobre autoconhecimento e sobre diversidade biológica. Mas Raphael dá uma dica importante: “É preciso estar sempre alerta aos falsos profissionais que buscam se aproveitar dessa vulnerabilidade feminina para tirarem proveito da situação, denegrindo a imagem e integridade da fotografada e dos profissionais competentes da área”.


Muitas pessoas não entendem o que é um ensaio sensual e como ele funciona. O fotógrafo Serguei Smirnov diz que é complicado, principalmente quando se trata de modelo mulher com fotógrafo homem. “Os amigos ficam falando que eu tenho o emprego dos sonhos porque vejo as mulheres peladas, mas não é bem assim”. Serguei sabe que a carreira de sete anos como fotógrafo de ensaios sensuais pode ser derrubada por uma frase errada em um ensaio, ou por uma foto vazada sem a autorização. Por isso, o foco é totalmente no trabalho e na segurança das modelos.

Tudo começou com fotos artísticas que brincavam, de vez em quando, com a nudez. Mas eram nesses momentos que Serguei percebia uma facilidade em conversar tranquilamente e em lidar com os ensaios desse tipo. Hoje ele fotografa mulheres do país todo, além de casais e até homens. Não há restrições, qualquer pessoa pode marcar um ensaio sensual com o Serguei Smirnov.


Mas a maioria são mulheres. Mulheres normais que querem se aventurar ou porque estão com a autoestima baixa. “Nunca imaginei que um ensaio fotográfico poderia animar tanto uma mulher. Depois que ela vê as fotos, ela se sente muito mais poderosa”, completa ele. Elas o procuram por várias razões: presente para o namorado ou marido, presente para elas mesmas, para se sentirem melhores, para marcar uma fase da vida, entre outros motivos.

Para que tudo saia perfeito, Serguei tem algumas “regras”. O local depende da escolha e gostos da modelo. O ensaio acontece após 2 ou 3 semanas após o primeiro contato, tempo que ele tem para conversar com a modelo, conhecê-la, saber o que ela gosta e o que ela não gosta e até onde o ensaio pode ir. A modelo também deve levar alguém da confiança dela. O ensaio não funciona se estiverem apenas fotógrafo e modelo no ambiente.

Gostou? Então se joga, amiga! A principal dica é:  Sinta-se a vontade!!! Converse e confie no seu fotógrafo e faça isso por você! Que tal se dar um ensaio sensual de presente de Natal? Depois vem cá e conta pra gente como é que foi.


Até o próximo destino! :*

Carolina

790 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VAI SE CASAR?
CONHEÇA OS NOSSOS
DESTINOS DE CASAMENTO
Post_sem_Título.jpg
lua-de-mel-sul-brasil-7115e2649698367490
SITE, POST INSTAGRAM E FACEBOOK.jpg
Wedding Brasil
2130933-1565374105726-a578d635134db.jpg
Fotografos brasileiros na Italia.jpg
bottom of page