• mkt22359

Bombinhas e a cultura da pesca

A cidade de Bombinhas é um destino encantador durante a temporada com as suas águas cristalinas e também conhecida por fazer parte da região da Costa Esmeralda. Mas além de toda a procura pela cidade no verão, a mesma conta com uma atração cultural imperdível, vamos conhecer um pouco mais?



Pesca da tainha é patrimônio


Quem é nativo da região ou vem passar as ferias no meio do ano conhece ou já viu como e feita a pesca da tainha. Todos os anos os pescadores se juntam para essa ocasião que reúnem muitas pessoas que por ali passam. A pesca costuma acontecer nos meses de maio, junho e julho e é de fácil localização já que são 17 ranchos espalhados pelas praias de Bombinhas.

Foto: Cristian Cruz



Como acontece?


Para acontecer a pesca da tainha é necessário que o clima esteja ideal, vento sul, água do mar bem fria e uma temperatura baixa, esses fatores fazem com que a safra de pesca seja bem maior.

Quem vê os peixes são os vigias, geralmente no alto das dunas. É nesse momento que a calma dos pescadores dá lugar à empolgação. Isso porque, eles precisam correr para empurrar o barco para o mar, soltar a rede que contorna o cardume e fazer um esforço coletivo para puxá-lo até a praia.


Foto: Cristian Cruz.

O que não fazer durante a pesca da tainha

Para a pesca acontecer temos que criar um ambiente favorável, pois os peixes são muito sensíveis a qualquer interferência. Por isso evite:

- Banho de mar

- Correr na praia

- Mergulho

- Pesca esportiva

- Esportes e brincadeiras que causam barulho.


E proibido as seguintes atividades:

- Surfe

- Motonáutica

- Vela

- Navegação de embarcações a motor a menos de 1 milha da costa

- Navegação de qualquer embarcação, exceto das canoas a menos de 800m da praia e 80m dos costões.


Como posso aproveitar?


Esteja disposto a acordar bem cedo, além de ser o melhor horário para iniciar a pesca você vai ter a oportunidade de ver um nascer do sol totalmente encantador nas praias de bombinhas.

Participe do momento, afinal, como não ter vontade de conhecer essa cultura tão importante na linda cidade? Esteja pronto para colocar as mãos na massa e ser recompensado por essa tradição passada de geração em geração, os pescadores costumam dar uma recompensa para quem participa até o final da pescaria e assim você pode saborear uma deliciosa tainha e ter uma história para contar!




Você já participou da tradição de Bombinhas? Conta pra gente como foi sua experiência.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VAI SE CASAR?
CONHEÇA OS NOSSOS
DESTINOS DE CASAMENTO
Post_sem_Título.jpg
lua-de-mel-sul-brasil-7115e2649698367490
SITE, POST INSTAGRAM E FACEBOOK.jpg
Wedding Brasil
2130933-1565374105726-a578d635134db.jpg
Fotografos brasileiros na Italia.jpg