• Caroline Santana

5 dicas para voltar à dieta depois das férias

Aperitivos, pratos fartos, bebidas, drinques e coquetéis. Pouco ou quase nenhum exercício físico e mais descanso e preguiça. Assim foram as férias de muita gente. Mas tudo bem, não estamos julgando ninguém. Relaxar um pouco da rotina faz bem, e comer algumas gordices a mais também. Mas como voltar à dieta depois das férias?


Foto: Josiane Padilha

Vamos combinar: é quase impossível manter a dieta durante o período de folga. Manter o foco e a disciplina em uma dieta não é algo simples e fácil. Alguns deslizes são inevitáveis e não podem ser encarados como fraqueza ou abandono total de um plano alimentar que pode garantir a sua saúde ou peso sob controle.

Para te ajudar nessa tarefa tão complicada, conversamos com a nutricionista Cateline Machado que deu 5 dicas para voltar à dieta depois das férias. Confira:

1. Mantenha a hidratação sempre com água saborizada ou chás; 2. Monte uma rotina de atividade física; 3. Controle a mastigação para aumentar a saciedade; 4. Durma bem; 5. Organização é fundamental. Faça listas tanto de compras, quanto de metas desejadas.


Foto: Josiane Padilha


Cateline Machado é graduada pela Universidade do Vale do Itajaí e há cinco anos atua na área clínica. Ela é especialista em Nutrição Clínica, Esportiva e Modulação Intestinal.

Como lidar com os deslizes da dieta?

Na opinião da nutri Cateline, você precisa primeiro definir o que seria um deslize e depois avaliar como você se comporta diante deles. E é importante ter cuidado! Se a sensação de culpa aparecer após cometer esses deslizes, pode ser uma armadilha para uma possível crise de ansiedade ou compulsão alimentar. O ideal é nunca esquecer o motivo pelo qual você começou a dieta. Caso tenha esquecido, defina novamente suas metas e procure as que sejam mais sustentáveis para você. E o mais importante: “mantenha-se motivada!”


E sair da dieta às vezes, pode ser uma opção? De acordo com Cateline, pode ser uma estratégia interessante, mas talvez não a melhor opção. Depende de quanto tempo você está na reeducação. “Para quem está no começo de uma mudança na alimentação, essa estratégia pode ser sabotadora”, explica. A dica dela é sempre ter um profissional qualificado para dar orientações e montar estratégias exclusivas.


Foto: Josiane Padilha

Porque voltar à dieta é tão difícil?

Se você saiu do regime e está com dificuldades para retomar, com certeza, está se perguntando o porquê de tanta dificuldade. Segundo a nutricionista Cateline Machado, isso ocorre porque quando voltamos a consumir alimentos que eram considerados “proibidos”, ocorrem excessos. Geralmente esses alimentos “proibidos” eram doces, frituras e farináceos, que são, justamente, as classes alimentícias que mais geram excessos e vícios alimentares, o que torna mais difícil abandoná-los novamente.

Por essa razão que as dietas mais restritas são as mais difíceis de manter e de voltar. Embora tenha pessoas que prefiram e se adequam a esse tipo de dieta, elas acabam não sendo a melhor opção, por justamente, restringirem demais. De acordo com Cateline, elas até podem trazer um resultado mais rápido, mas é preciso pensar sempre no que é mais sustentável. “Você consegue mantê-la por quanto tempo? Temos que trabalhar com metas e resultados reais e duradouros”.


É preciso, sempre, pensar em uma dieta mais “liberal”. Porém, tudo depende do tipo e objetivo de cada pessoa, lembra a nutricionista. Seja mais restrita ou não, toda dieta, se bem trabalhada, pode ser uma boa opção. “O importante é sempre escolher um profissional habilitado e capacitado para te auxiliar”, explica Cateline.


Foto: Josiane Padilha

Para quem não quer sair tanto assim da dieta durante as férias, o segredo é equilíbrio. Ou seja, não exagerar e saber fazer escolhas. “Se você vai jantar fora, tente se comportar durante o dia. Tente manter um rotina: não deixar horários muito livres e não ficar muito tempo sem comer, para não ir à uma refeição com muita fome. Água é sempre uma boa pedida”, concelho de nutri.

Esperamos que a gente tenha te ajudado. E lembre-se: com dieta ou não, você sempre será maravilhosa!

Até o próximo destino! :* Carolina


70 visualizações
VAI SE CASAR?
CONHEÇA OS NOSSOS
DESTINOS DE CASAMENTO

© 2019 Destino de Casamento.